COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO OPERACIONAL EFICIENTE

Toda a empresa possui um processo operacional que auxilia seu fluxo de produtos, estoque, acompanhamento de clientes, suporte e afins. Estes representam custos operacionais que se não bem gerenciados podem prejudicar sua lucratividade. Conseguir mais eficiência de produção sem afetar na qualidade oferecia pode ser uma tarefa mais difícil do que se aparenta. Para que um operador logístico consiga evitar custos desnecessários é essencial um bom planejamento operacional. A JP PRATA reuniu algumas dicas ao elaborar um plano de operação eficiente:

 

Fique atento ao seu orçamento operacional

O primeiro passo para qualquer planejamento é estipular um orçamento viável para sua empresa tendo em vista os recursos disponíveis. Assim, você saberá quanto pode investir para aumentar sua eficiência.

Monte um plano B e C, de forma que se algum imprevisto ocorra e você não consiga executar o plano A.

 

Deixe seu estoque mais eficiente

Se o seu produto exige que você utilize algum local de armazenamento, isso também um ponto essencial que não pode estar fora do seu plano operacional. O fundamental é sempre reduzir seu estoque e deixa-lo mais eficiente de acordo com um plano de vendas futuras. A melhor opção neste caso seria contratar um operador logístico que terceirize somente o espaço necessário para a estocagem de seu produto e se encarregue de todo o manuseio e manutenção do estoque. Além disso, o operador deve oferecer um sistema de estoque em que indique, no mínimo, a quantidade exata, histórico de transações e avise quando o “estoque segurança” estiver chegando ao fim.

Dessa forma, além de evitar custos para alugar um espaço maior, você não tem o trabalho de contratar mais pessoas para sua manutenção ou a preocupação de ficar monitorando o estoque.

 

Centralize suas operações em um mesmo espaço

Outro fator que influência em seu planejamento é a quantidade de “cotovelos” entre os estágios da sua operação. Ou seja, se sua operação estiver “quebrada” em vários locais ou fornecedores, isto é um ponto negativo, pois você perde eficiência no processo. Uma logística integrada faz com que todas as etapas do processo operacional estejam em um só lugar, reduzindo o tempo total, além de reduzir significativamente seus gastos, e facilitando a logística reversa caso seja necessária.

Por exemplo, para um ecommerce de roupas o processo operacional inicia-se quando chega um pedido chega no estoque. Dessa forma, os produtos são separados e enviados para uma manuseadora que é responsável pela montagem dos kits. Após esta etapa, os kits são enviados para uma transportadora que fará a entrega final. Este processo seria muito mais eficiente se a armazenagem, manuseio e o envio fossem feitos pelo mesmo operador logístico.

 

Reparação do Processo Logístico

Quando uma operação logística é executada por diversos interlocutores e ocorre algum erro durante o processo, a reparação do erro pode levar dias, atrasando sua entrega final e eficiência do seu processo naquele caso específico. Portanto, ao bolar a melhor estratégia logística é preciso levar em conta que erros acontecerão, então quando houver qual será a política de resolução? E como a logística reversa atuará neste momento?

Leave A Comment