A palavra fulfillment, como podemos ver, é uma palavra da língua inglesa que tem como significado, em sua tradução livre, cumprimento. Se você é dono de uma loja virtual e ainda não sabe ao certo o que esse termo significa, dá uma lida aqui que resumimos pra você!
O que é fulfillment?
Fulfillment são os processos logísticos que definem a operação de um e-commerce, ou seja, todas as suas etapas: estoque, processamento, separação, embalagem e entrega de produtos ao consumidor final.
Parece uma etapa comum, mas entender todos os processos de um fulfillment pode garantir redução de custos, além da máxima satisfação do cliente.
E já que aqui na JP Prata o fullfiment é o nosso negócio, vamos explicar pra você como funciona todo esse processo e com o que você deve se preocupar para ter sucesso em sua operação.
– Estoque: Essa é a primeira etapa de uma operação logística, mas que vem acompanhada do recebimento da mercadoria após sua produção e conferência. Aqui é preciso garantir a melhor armazenagem, organização dos produtos e um bom controle de inventário e reposição após as vendas.
– Separação ou Picking: Quando uma venda é realizada, ou seja, um pedido é processado, é necessário agilidade para localizar o produto no estoque. Aqui realmente entendemos a importância da organização. Além disso, é a hora de fazer a impressão da etiqueta e da nota fiscal que acompanharão o produto.
– Embalagem ou Packing: Depois da separação, o produto precisa ser embalado corretamente para evitar que sofra qualquer dano durante a entrega e, assim, evitar custos extras. Esse processo precisa ser ágil, mas a conferência redobrada é essencial. Já pensou se o produto chega quebrado ou errado?
– Transporte: Depois de cada uma dessas etapas, chegou a hora de enviar o produto ao cliente. Aqui a empresa pode contar com uma transportadora ou com a agência dos correios. A agilidade de entrega e o menor custo é o que mais chama a atenção do consumidor na hora de finalizar uma compra. Contar com parceiros é fundamental!
– Pós-entrega: Entender as percepções dos clientes após a chegada do produto comprado, ajuda a manter o máximo de eficiência da operação. Também vale lembrar dos casos de trocas e devoluções que exigem um sistema de logística reversa.
Tudo isso executado com excelência garante a satisfação do consumidor e ajuda na reputação e confiança da marca, resultando em mais vendas.
E por que contar com um operador logístico para otimizar o fulfillmment?
Para garantir a melhor execução de todas essas tarefas é necessária uma equipe dedicada e, às vezes, essa operação pode ser muito complexa para alguns negócios, tirando o foco da empresa em sua atividade principal e até prejudicando sua performance de vendas.
Aqui na JP Prata somos especialistas em fulfillment e podemos te ajudar em todas essas etapas, integrando sistemas, reduzindo seu tempo, garantido agilidade nas postagens, reduzindo seus custos e te ajudando a escalar o seu negócio.
Fale com a gente!
Leave A Comment