SLA
Saiba como o acordo de nível de serviço torna sua operação logística mais segura e eficiente
Quando uma empresa e um cliente decidem firmar uma parceria comercial, é comum que sejam definidas uma série de condições com o objetivo de garantir a entrega dos serviços oferecidos, definindo todos os processos envolvidos desde a forma como ele serão desenvolvidos até a chegada ao seu resultado final, fruto do trabalho colaborativo.
Afinal de contas, o que está em jogo é a manutenção de uma relação produtiva e cordial entre ambas as partes responsáveis pelo desenvolvimento e pela efetividade da operação logística. Neste caso, a geração de valor para seu cliente deve ser uma das principais prioridades de toda companhia, especialmente uma empresa de logística, como a JP Prata.
Sinônimo de profissionalismo e organização, o Acordo de Nível de Serviço, também conhecido como SLA (Service Level Agreement), surge como uma forma eficaz de gerir sua operação logística e um meio de garantir resultados mais sólidos e alinhados conforme suas expectativas como empresário ou empreendedor.
Mesmo que você esteja se perguntando neste exato momento “O que é SLA?”, não se preocupe, pois explicaremos com mais detalhes a definição desta sigla, como ela é aplicada, além das suas principais vantagens e benefícios. Continue lendo para saber mais!
O que é e como funciona o SLA ?
O SLA consiste em uma série de pontos que são definidos e acordados entre quem fornece determinado produto ou serviço (no caso a JP Prata) e quem contrata (empresário ou empreendedor que pretende organizar sua operação logística, por exemplo).
Ele funciona como uma espécie de garantia de que o serviço contratado será entregue nos moldes combinados. Isso acaba refletindo em mais qualidade, eficiência e satisfação para o cliente, já que as condições de trabalho estarão registradas em um documento físico ou digital que ficará à disposição de ambas as partes.
Caso surja algum imprevisto operacional, as chances de vocês identificarem a causa dos problemas se torna mais fácil e rápida. Além disso, há um aumento qualitativo dos padrões de qualidade esperados pelo serviço prestado.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS
Fortalecimento do ERP
Uma empresa que conta com um sistema de gestão ERP só tem a ganhar com a implementação de um acordo de Nível de Serviço. Isso porque a partir do momento em que esse sistema de controle logístico é incorporado ao SLA, ele ganha em termos de agilidade e assertividade. Enfim, todo o trabalho administrativo e operacional passa a ser acompanhado mais de perto, reduzindo a ocorrência de erros.
Toda e qualquer empresa que gerencia seus processos, especialmente aqueles ligados à gestão e armazenagem de mercadorias, percebe uma significativa melhora nas suas atividades com a implementação de SLAs.
Uma empresa focada em e-commerce, por exemplo, que depende de terceiros para gerenciar seu estoque (receber, armazenar, distribuir e enviar) acaba ganhando agilidade com prazos de entrega, garantindo a satisfação dos seus clientes, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.
Maior segurança jurídica
Um dos principais benefícios e motivos pelos quais empresas de logística como a JP Prata decidem apostar na adoção de um modelo de SLA para seus processos logísticos está na segurança jurídica oferecida por este tipo de documentação de operação e de processos de logística.
Por estar registrado na forma de um documento ou sistema de gestão, todo profissional responsável pelo gerenciamento da operação pode consultá-lo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o andamento das operações.
Construção de transparência e reconhecimento
Justamente por estarem informadas em um contrato, as responsabilidades podem ser acessadas de forma rápida e fácil, o que acaba eliminando quaisquer mal entendido que possa surgir diante de uma informação incompreendida.
Ao trabalhar com indicadores, o Service Level Agreement acaba oferecendo as condições necessárias para que a empresa que decidiu usá-lo possa desenvolver um controle mais rígido dos seus procedimentos internos, identificando e corrigindo as falhas assim que elas surgirem.
SLA Personalizado para atendimenti
Toda venda realizada pelo e-commerce é despachada para o cliente no mesmo dia. Um dos maiores diferenciais da JP Prata está na adoção do D0 que facilita o processo de atendimento. Quando incorporado ao SLA, todas as vendas são feitas até 16h30 do dia em questão.
Como você pode notar, o SLA oferece uma série de benefícios e vantagens tanto para a empresa contratante quanto para a organização empregada, tornando-se uma forma de manter uma relação saudável de cooperação e parceria. Entre em contato com a JP Prata para conhecer mais sobre nossas soluções em logística para sua empresa e garantir uma operação cada vez mais ágil, segura e tranquila.
Melhora na gestão de mercadorias
Toda e qualquer empresa que gerencia seus processos, especialmente aqueles ligados à gestão e armazenagem de mercadorias, percebe uma significativa melhora nas suas atividades com a implementação de SLAs.
Uma empresa focada em e-commerce, por exemplo, que depende de terceiros para gerenciar seu estoque (receber, armazenar, distribuir e enviar) acaba ganhando agilidade com prazos de entrega, garantindo a satisfação dos seus clientes, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.