Como definir a melhor alternativa logística?

 

Ainda hoje muitas empresas entendem que área de logística se resume apenas a atividade de transporte. Porém, o transporte é apenas um dos alicerces da cadeia que a organização deve levar em consideração na hora de formular a sua estratégia logística.

Com o crescimento do comércio eletrônico, a estratégia logística adotada pela empresa vem se tornando um diferencial competitivo. É de responsabilidade do departamento ou prestador logístico elaborar uma solução adequada que contemple todos os processos.

Abaixo, apresentaremos alguns dos principais pilares da cadeia de abastecimento que devem ser projetados pelo gestor.

– Armazenagem – É o espaço físico onde são alocados os produtos e materiais que a empresa utilizará para exercer suas operações. Nesta etapa é importante atentar-se a algumas condições para obter desempenho satisfatório como espaço físico, layout de estoque, sistemas de informação.

– Controle de Estoque – Trata-se do desenvolvimento de um sistema capaz de gerenciar e controlar o recebimento, armazenagem, e saída dos materiais e produtos. O grande desafio para o gestor é equilibrar a quantidade disponível de produtos no estoque em relação à demanda de vendas.

– Processamento de Pedidos – Nesta etapa o destaque consiste em reduzir o ciclo do pedido, ou seja, o tempo total entre a realização do pedido até a chegada dele no destino final. Portanto, é importante calcular com prontidão todas as etapas que serão envolvidas.

– Picking e Packing – O serviço de picking e packing engloba a elaboração dos chamados “kits”, que consiste em agrupar os diversos produtos que foram vendidos, ou serão enviados aos clientes. Esta área conta com equipes especializadas que realizarão o empacotamento dos produtos de acordo com a solicitação.

– Distribuição – A definição da distribuição deve basear-se a região de entrega; a quantidade e peso do pedido; as condições em que os produtos devem ser transportados; tempo de entrega\custo benefício. É importante atentar-se a diferença entre a distribuição de produtos para um destino e a distribuição fragmentada, que consiste em transportar os produtos para diversos destinos, como é o caso quando são realizadas vendas pela internet.

Com base na singularidade de montar uma solução apropriada para cada empresa, é de suma importância que a organização procure por profissionais do segmento, a fim de obter a melhor logística para sua empresa resultando em oportunidades de redução de custos, cumprimento de prazos, e disponibilidade constante de produtos.

Leave A Comment