A LOGÍSTICA PARA E-COMMERCE

 

 

As lojas virtuais no Brasil estão obtendo um crescimento favorável ano após ano. O desenvolvimento do faturamento dos e-commerces em 2016 contrariou o regresso econômico vivenciado pelo país por conta da crise financeira. Segundo dados da pesquisa de e-Bit/Buscapé, o setor atingiu uma evolução de 8% nos faturamentos em relação ao ano anterior.

As estimativas para os próximos anos são de expansão nos comércios eletrônicos, uma vez que:

-É possível encontrar produtos na web por preços mais acessíveis.

– A taxa de confiabilidade do consumidor brasileiro em relação às compras pela internet tem sido crescente.

– O brasileiro passa grande parte do seu tempo navegando pela web.

Porém, abrir uma loja virtual não é tão simples quanto parece, mais de 60% das plataformas de e-commerces são desativadas em menos de um ano. Existe uma serie de burocracias que devem ser planejadas, como: estudo de mercado, estratégia de marketing, escolha de fornecedores, plano financeiro e estrutura logística.

ESTRUTURA LOGÍSTICA

Um dos principais fatores a ser estudado pelo gestor do e-commerce é o processo de atendimento do pedido. Esta etapa engloba prazos de entrega, condições de transporte do produto, qualidade do serviço, segurança da mercadoria, custos, entre outros.

Aprofundando mais no planejamento da logística para este setor, deve-se elaborar um “roteiro de vendas” capaz de detalhar as fases do pedido, desde a disposição do produto no site até a entrega ao consumidor.

1 – Disposição do Produto: O consumidor deve encontrar a mercadoria no site, bem como todas as informações necessárias para tomar a decisão de compra.

2 – Validação do Pedido: Este é um processo interno, ao quais os administradores do site devem verificar a validade da transação financeira e confirmarem a venda perante o consumidor.

3 – Separação do Pedido: O operador logístico, ou a empresa – caso ela mesma realize o seu controle de estoque – deverá dar baixa da mercadoria no sistema de estoque. Manusear o pedido, ou seja, etiquetar com informações da entrega, colocar o(s) produto(s) na embalagem e encaminhar para o 4º estágio.

4 – Entrega do Pedido: Envio do pedido ao destinatário. Escolha do melhor transporte em relação à região/custo benefício. É interessante disponibilizar a opção de rastreamento da mercadoria para a loja e para o consumidor final.

A logística é um dos pilares fundamentais para o sucesso da loja virtual, capaz de estreitar laços com o cliente se tiverem uma boa experiência. Por outro, caso o planejamento logístico for ineficiente, a empresa poderá enfrentar perdas de vendas e até mesmo brigas judiciais no pior dos casos. Portanto, ao elaborar o plano de negocio do seu e-commerce é essencial reservar um tempo para realizar uma consultoria com um profissional de logística para ter certeza que é a melhor opção para seu negócio.

Leave A Comment