O estoque é um componente fundamental para gestão das empresas. O seu gerenciamento consiste em ter sempre disponível os produtos ou materiais de acordo com a demanda e não permitir excessos de compras que resultam em custos desnecessários.
Existem algumas modalidades de estoques:
Estoque Próprio:
Este é o espaço próprio que a empresa reserva para estocar seus produtos ou materiais. Possuir um estoque e um sistema de controle próprio envolve um alto custo (capital inicial, aluguel, sistemas, funcionários) a empresa deve levar avaliar se as vantagens de gerir seu próprio estoque suprem os custos de manter o mesmo.
- Compartilhado ou Único: O estoque compartilhado é quando a loja física e a loja online dividem o mesmo espaço físico de armazenagem. É preciso ter um controle eficiente nessa modalidade, instantâneo, para que não haja interferências na hora da venda. A vantagem está na centralização das atividades, na divisão de custos, no monitoramento das duas praças de vendas.
Estoque Terceirizado:
- Drop Shipping: A entrega fica sob responsabilidade do seu fornecedor, esta modalidade é usada principalmente por lojas virtuais que não possuem um estoque físico. Assim, quando a venda é realizada através do e commerce o pedido é enviado ao fornecedor do produto que efetuará a entrega para o consumidor. É preciso ter informações atualizadas com a disponibilidade do produto no fornecedor, e confiar na qualidade de entrega e no cumprimento do prazo do fornecedor.
- Cross Docking: Esta modalidade é o inverso do Drop Shipping, o encarregado de entregar o produto é a loja que realizou a venda, e a responsabilidade estocagem é da própria loja.
Estoque Descentralizado:
Por fim, o estoque descentralizado consiste em contratar um ou diversos prestador(es) deste serviço, a vantagem está no custo destes alugueis de espaço, e o sistema de estoque oferecido tende a ser mais detalhado e completo.
SISTEMAS DE CONTROLE DE ESTOQUE:
A função do sistema de estoque se resume basicamente em registrar e calcular a entrada de produtos ou materiais, as suas saídas através de requerimentos ou vendas e o saldo final dos materiais e produtos estocados.
Porém, a inteligência do controle de estoque pode fornecer dados relevantes para o dia a dia da empresa, inteirando sobre:
– A disponibilidade do produto
– Exatidão no atendimento dos pedidos
– Informações sobre o status do pedido
O sistema deve ser capaz de apontar quando um produto atingiu o seu estoque mínimo, ou seja, quando é hora de fazer reposição do tal. Este é chamado de “estoque segurança” responsável pelo abastecimento.
Outro ponto importante é a elaboração de relatórios apontando os materiais/ produto que estão sem rotatividade, com o intuito de recalcular a demanda de vendas e reabastecer o sistema com novas informações. Neste ponto, o lançamento de promoções para tais produtos é uma alternativa eficiente.
Em relação aos pedidos, o sistema pode ser integrado com as vendas. Quando uma venda é efetuada, o sistema de controle de estoque recebe imediatamente o requerimento de saída e destinação do produto. Portanto, funciona como uma ferramenta que fornece informações e acompanhamento das vendas, resultando em uma excelência de serviço perante os clientes.
Todas as transações de entradas e saídas são monitoradas através das Notas Fiscais Eletrônicas, deste modo, é possível obter uma conferência mais segura quando são confrontadas as informações entre o estoque e o fisco.
O desenvolvimento do controle de estoque deve ser de acordo com a necessidade de cada empresa, segmento e área de atividade. Portanto, ao contratar este serviço tenha em mente as exigências da empresa que este sistema deve atender.
Leave A Comment